Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os sintomas da menopausa?

Mulher mais velha com uma mão na cabeça
06 maio, 2021

Os efeitos da redução natural na produção dos hormônios ovarianos são sentidos com intensidade através dos sintomas da menopausa. Porém, existem tratamentos para que haja qualidade de vida em meio ao processo da menopausa

A menopausa é um período da vida das mulheres em que surgem sintomas que acabam interferindo na qualidade de vida e em relacionamentos interpessoais da mulher.

Na menopausa ocorre a interrupção natural da menstruação, além dos sintomas da menopausa que surgem devido ao esgotamento da produção dos hormônios femininos produzidos pelo ovário. Esses hormônios são o estrogênio e progesterona, responsáveis pelo ciclo menstrual, pela fertilidade, pela massa óssea, pelo coração na mulher, pelo vigor da pele e cabelos, no suporte do estresse e muitos outros.

Qual é a idade que começa a menopausa?

Geralmente, os sintomas da menopausa começam a aparecer por volta dos 40 a 55 anos em média, variando de mulher para mulher. Contudo, para algumas mulheres pode ocorrer a menopausa precoce, que acontece quando a menstruação é interrompida antes dos 40 anos.

É importante entender que o término da menstruação não é um fator isolado do restante do corpo: a mulher vai sentindo mudanças físicas e emocionais que vão levando à interrupção da menstruação, então é importante ela sempre ser avaliada clínica e laboratorialmente (exames) para entender essa caminhada e receber tratamento adequado antes mesmo da finalização do processo.

Na maioria das vezes, a causa é desconhecida, porém, alguns cientistas acreditam que isso pode ocorrer devido a causas genéticas, autoimunes, infecciosas ou iatrogênicas (quando a pessoa é exposta à radioterapia, quimioterapia ou cirurgia).

3 estágios da menopausa

Pré-menopausa

É a fase que conduz ao último ciclo antes de a menopausa realmente acontecer, sendo assim ela ocorre quando os níveis de hormônios sexuais da mulher e os fluxos menstruais começam a se tornar irregulares;

Perimenopausa

Fase que gira em torno da menopausa, e está relacionada ao período que vai de alguns anos antes do fenômeno até alguns anos depois. De acordo com a Sociedade Norte-Americana de Menopausa, essa mudança pode levar de quatro a oito anos para ser concluída. Geralmente essa transição acontece entre os 45 e 55 anos, podendo ter uma pequena variação, de acordo com o organismo da mulher;

Pós-menopausa (climatério)

Passagem da fase reprodutiva para a não-reprodutiva, fazendo com que o organismo da mulher deixe de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. O significado do nome deste período quer dizer “fase crítica”, fase bastante conturbada e complicada para a mulher, já que começa uma transformação física e emocional no corpo da mulher, desenvolvidas devido às mudanças e diminuição na produção dos hormônios em seu organismo. Durante o período do climatério é onde a menopausa começa a se fazer presente, fazendo com que exista a redução das funções ovarianas, que começa com a irregularidade da menstruação, até quando cessar de vez.

O que fazer para avaliar os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa surgem na mulher quando os ovários começam a parar de funcionar como antes e de produzir o hormônio do estrogênio. É imprescindível ir ao médico para uma avaliação. Os sintomas e sua intensidade variam muito de mulher para mulher, assim como a idade que irá se iniciar esse processo, dado que ela pode estar relacionada com a genética e o estilo de vida da paciente.  Os principais sintomas da menopausa são:

  • Ausência da menstruação;
  • Ressecamento vaginal;
  • Ressecamento da pele e cabelos;
  • Ondas de calor;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Suores noturnos;
  • Insônia;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Diminuição da atenção e memória;
  • Aparecimento da osteoporose;
  • Aumento do risco cardiovascular;
  • Alterações na distribuição da gordura corporal;
  • Depressão.

Vale ressaltar que nem todas as mulheres desenvolvem todos esses sintomas, o aparecimento desses sinais varia de caso para caso e conforme a fase do climatério.

Como é realizado o diagnóstico da menopausa?

Para saber se chegou na menopausa é necessário procurar um médico ginecologista ou clínico geral para realizar um acompanhamento. A mulher sempre deve ser acompanhada, mesmo fora da idade reprodutiva, pois ter uma saúde óssea, muscular e hormonal pode ajudar na qualidade de vida nos anos que virão.

Contudo, se sentir algum dos sintomas da menopausa com menos de 40 anos, é preciso que sejam realizados testes complementares para identificar o problema e identificar se a pessoa realmente chegou na menopausa. O exame de sangue é o mais recomendado para realizar a análise da atividade dos ovários da mulher, nele são verificados os níveis de:

  • Hormônio folículo-estimulante (FSH)estrogênio (estradiol), progesterona, SHBG, SDHEA, testosterona;
  • Hormônio luteinizante (LH).

Como aliviar e tratar os sintomas da menopausa?

Uma pergunta bastante feita pelas mulheres é se tem como controlar os sintomas da menopausa e se tem algum tratamento para ela. Para buscar uma forma de reduzir os sintomas da menopausa e tratá-la da melhor forma é preciso procurar um médico especialista.

Geralmente, oeste profissional vai indicar um tipo de tratamento à base de hormônios ou fitoterápicos, medicamentos que podem auxiliar de modo a recuperar e melhorar a qualidade de vida da mulher — prejudicados pelos incômodos e sintomas da menopausa. Contudo, a reposição hormonal deve ser feita, quando necessário, de forma individual, considerando seus fatores de risco individuais e familiares, como todas as mediações deveriam ser feitas.

Antes de fazer algum tipo de recomendação, o médico vai realizar uma série de perguntas sobre o histórico de saúde da mulher e familiar, além da realização de exames de rotina para ter a certeza de que o tratamento escolhido é o mais seguro e o melhor.

Conhecer os sintomas da menopausa e saber identificá-los é muito importante para buscar a ajuda necessária e adequada.

Está sentindo que sua pele e cabelo estão ressecados devido à menopausa? Com um atendimento diferenciado e seguindo todos os protocolos de tratamentos, a Clínica RRufato pode te ajudar. Entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Dermatologista Dra. Renata Rufato

Ministério da Saúde;

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Clínica de Dermatologia RRufato